O LIVRO DOS ESPÍRITOS
Domingo, 3 de agosto às 18h
Teatro Santo Agostinho, São Paulo (SP)

O Livro dos Espíritos

O primeiro contato de Allan Kardec com experiências mediúnicas, o amadurecimento de sua fé e sua decisão de publicar livro sobre a Doutrina Espírita são passagens retratadas no novo espetáculo de Cyrano Rosalem, com produção de Érica Collares e Rogério Fabiano. A montagem é a mesma produtora de 'Allan Kardec', sucesso há doze anos pelos teatros do Brasil e visto por cerca de um milhão de pessoas.

Em seu 12º ano de temporada com o espetáculo de sucesso de público "Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" - visto por cerca de 1.000.000 de pessoas em apresentações por todo o Brasil - a Companhia do Além traz a peça “O livro dos espíritos”, com texto escrito por Cyrano Rosalem e direção de Érica Collares e Rogério Fabiano e que também estão em cena. Ana Carolina Rainha e Lucas Figueiredo completam o elenco.

Inspirada no livro homônimo de Kardec, a peça “O livro dos espíritos” é uma adaptação de passagens específicas de vida do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, no século XIX: do momento em que é apresentado a experiências mediúnicas, indo as sessões de mesas girantes, suas pesquisas, o amadurecimento de sua fé, o contato com o Espírito da Verdade e as, até a decisão de publicar o seu primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, “O livro dos espíritos”, sob o pseudônimo de Allan Kardec.

Diferentemente da produção “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”, em que são pontuadas a vida e obra do missionário, do seu nascimento à sua morte, em “O livro dos espíritos” não há a proposta de biografia, mas, sim, de destacar cenários fundamentais que deram origem à sua primeira grande obra da Codificação Espírita. Sendo assim, são duas produções independentes, não comprometendo o entendimento do expectador caso ainda não tenha assistido a “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”. Ou seja, o público pode ver sem medo e apreciar o texto emocionante de uma etapa singular do espiritismo.

E mais uma vez cabe ao ator Rogério Fabiano interpretar Kardec, o que já faz há seis anos consecutivos no teatro. “Dar continuidade à obra de Allan Kardec no teatro será, com certeza, um outro marco emocionante na minha carreira. É um desafio, pois agora é o mesmo personagem, mas em função da formatação do 'Livro dos Espíritos'', orgulho-se ele, com quase 40 anos de carreira.

No palco, Érica Collares vive de novo Amélie Gabrielle Boudet, esposa de Kardec, e ela comemora essa nova fase. “Neste novo espetáculo poderei exibir ao público a importância de Amélie Boudet, esposa de Allan Kardec, que esteve ao lado dele em todas as suas etapas, ajudando-o e encorajando-o para a publicação do 'Livro dos espíritos'. É realmente uma missão prazerosa”, diz ela, que considera os projetos uma missão de amor.

Outra atriz é Ana Carolina Rainha, que tem entre seus papéis de destaque a amiga de Madame Kardec e outras mulheres que participaram na elaboração do 'Livro dos Espíritos'. "Estas mulheres são figuras fundamentais na transição de Kardec e na sua preparação da maior obra literária do Espiritismo. Elas o farão mudar radicalmente e começar a transferência do espiritismo", esclarece Ana Carolina. Outro integrante do elenco é Lucas Figueiredo, que também interpreta vários personagens relevantes, como o materialista Monsieur Paste, o mordomo médium Abel e o ambicioso editor Patric.

SERVIÇO:
'O livro dos espíritos'
Texto: Cyrano Rosalem.
Direção: Rogério Fabiano e Érica Collares.
Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Ana Carolina Rainha e Lucas Figueiredo.

Direção de Arte e Operação: Guillermo Dalchiele.

Sinopse: Adaptação das passagens de vida do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, no século XIX, a partir do primeiro contato com experiências mediúnicas até a decisão de publicar o seu primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, chamado “O livro dos espíritos”, sob o pseudônimo de Allan Kardec.

Produção e Direção: Érica Collares e Rogério Fabiano.